Rio Grande do Sul

Setur recebe ofício sobre protocolos sanitários do Trem dos Vales

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, recebeu do prefeito de Guaporé, Valdir Fabris, documento informando que estão trabalhando em conjunto a elaboração dos protocolos que serão apresentados ao Comitê Gestor, para a retomada dos passeios do Trem dos Vales, prevista para iniciar em novembro de 2021. Nesta sexta-feira (2), em solenidade realizada em Guaporé, foi realizado o anúncio das datas das atrações.  Serão dez passeios em novembro, doze em dezembro e quatro em janeiro de 2022. “É uma atividade que foi construída com muita responsabilidade e, confiando na conclusão da vacinação até setembro, teremos ótimas condições para a reestreia dos passeios”, afirmou Santini. 

Representando o governador no evento juntamente como secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, Santini elogiou o trabalho desenvolvido em conjunto por vários prefeitos, associações, lideranças e com o apoio do Governo do Estado. “Um sonho de 20 anos que se torna realidade e faz parte importante da retomada do Turismo no estado”, afirmou. Ele destacou que o Rio Grande do Sul é rico e amplo e que as riquezas históricas, culturais, gastronômicas e patrimoniais são maiores do que em vários países do mundo. 

A expectativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, da empresa Rumo (concessionária da ferrovia) e das prefeituras dos municípios por onde passa o trem é de movimentar a economia da região, com a passagem de mais de 30 pessoas em todas as datas do evento. No passeio, que tem 46 quilômetros e duração média de 2h30, os turistas passam por 17 viadutos e 21 túneis. A primeira edição do projeto aconteceu em 2019 e, em 2020 houve a redução da ocupação das composições por causa da pandemia.

Dalmir Jr

Comentar

Clique para comentar