Hotéis Minas Gerais

Hotel Caxambu registra maior receita da história com VOA Hotéis

Após parceria com a startup, o empreendimento alcançou números altos, algo não visto desde 2019

Uma hospedagem bem tradicional, o Hotel Caxambu, localizado no centro da cidade de mesmo nome, em Minas Gerais, registrou sua maior receita de mercado da história em julho deste ano. O empreendimento não alcançava números altos de faturamento desde o pré-pandemia, em 2019. O recorde se deve à administração comercial, de distribuição e performance da VOA Hotéis, iniciada em julho de 2020.

A startup, por sua vez, anunciou recentemente algumas parcerias público-privadas em Minas, visando a retomada do turismo no estado, bem como o desenvolvimento de seus clientes tanto no quesito expertise quanto no tecnológico, segundo Jacqueline Chicralla, Revenue Manager da VOA e responsável pela propriedade.

“Quando você está traçando uma estratégia e tentando mudar um pick-up de venda de uma região, que também está buscando uma restauração, a soma dos esforços traz um resultado mais satisfatório e veloz. Prova disso é que a VOA aproveitou o gancho para tentar fazer a maior receita da história de um empreendimento e conseguiu”, afirma a gestora.

Fundado em 1884, o Hotel Caxambu é o hotel mais antigo em operação no Brasil. A propriedade de 61 apartamentos tem a fachada tombada pelo Patrimônio Histórico, mas apesar de preservar muitos de seus elementos antigos, passou por modernizações ao longo dos anos. O prédio conta com piscina, bar, sala de recreação e salão de convenções.

Minas Gerais é o estado do Brasil que mais cresce no turismo

Minas Gerais é o estado brasileiro com o melhor resultado na retomada do turismo, como aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre maio e junho deste ano, o estado apresentou crescimento de 19,7% nas atividades do setor. O índice é o maior entre todos os estados do país e, também, acima da média nacional, que teve crescimento de 11,9% no período. 

Quanto ao valor arrecadado no mesmo período, Minas também ficou à frente dos demais estados. As atividades turísticas no destino tiveram crescimento de 26% entre maio e junho, superior aos resultados de outros estados, como Santa Catarina (12,1%) e Bahia (11,4%) e também ao resultado nacional, que foi de 6,2%.

O desfecho expressivo, tanto em atividades quanto em geração de receita, está ligado às ações de fomento à retomada gradual e segura do turismo no estado, como o Programa Reviva Turismo, iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), no qual a VOA Hotéis está inserida.

Em boas mãos

A VOA Hotéis é uma rede hoteleira focada em gestão tech, levando soluções e tecnologia para dentro dos hotéis. Criada com o principal objetivo de beneficiar pequenos e médios hoteleiros que não tem tanto suporte de investimento e experiência, a empresa atua em áreas como revenue management, precificação, distribuição, treinamento e padronização. Além do trabalho padronizado com todos os clientes, a rede opera no individual.

“A gente trabalha muito com a performance, com o aumento do número de canais de venda porque a gente acredita que quanto mais o hotel está disponível no mercado, mais pessoas ele alcança. Temos muitos parceiros na nossa plataforma e vendemos bastante o nosso sistema de tecnologia para conexão automática para ser mais efetivo e ficar em todas as prateleiras. Porém, não adianta estar só no site para venda. Temos um time que faz o estudo do hotel, conhece suas dores e avalia tudo em particular”, ressalta Chicralla.

Fundada em outubro de 2019, a VOA está presente em 35 destinos do país, sendo oito deles no estado de Minas Gerais.