Notícias

Busca por viagens no Brasil acelera durante o mês de julho, mostram dados do Expedia Group

Igreja Matriz São Pedro
Destinos de apelo regional, como Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP), estão entre os mais procurados para os próximos meses

A procura por viagens a destinos brasileiros se intensificou ao longo do mês de julho. Dados do Expedia Group não só confirmam a tendência de buscas por hospedagens em datas mais próximas – um reflexo das incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus – mas mostram também que, recentemente, o viajante brasileiro ficou mais animado em viajar.

Durante o mês de julho, a busca por viagens no Brasil para os meses de agosto a outubro teve um crescimento médio de cerca de 30% a cada semana, sempre em comparação com o período imediatamente anterior. Além disso, as consultas para o período mencionado foram, ao longo de julho, mais que 100% maiores do que as realizadas para os meses de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 – teoricamente a alta temporada do turismo brasileiro.

Na semana iniciada no dia 20 de julho especificamente, o crescimento foi ainda mais expressivo:  de aproximadamente 50% sobre os 7 dias anteriores, para viagens entre agosto e outubro. Embora o mês de agosto tenha sido o mais procurado, houve também altas de quase 40% nas buscas para hospedagens em setembro e outubro – mostrando que, aos poucos, a confiança para marcar uma viagem com uma antecedência um pouco maior está voltando.

“A situação no Brasil ainda é bastante difícil, com muitos destinos ainda sofrendo com restrições de viagens e abertura dos estabelecimentos. Mas percebemos que, em junho e sobretudo em julho, as pessoas ficaram mais dispostas a fazer alguns deslocamentos, o que sugere uma volta gradual da confiança para viajar”, comenta Nuno Sales da Ponte, Diretor para o Brasil do Expedia Group.

De toda a procura por hospedagens em destinos brasileiros, 75% foi realizada por viajantes domésticos. Da parcela que veio do exterior, os Estados Unidos foram o país com a participação mais expressiva, com pouco mais que 10% do total.

Principais destinos

Rio de Janeiro e São Paulo seguem sendo as cidades mais procuradas para viagens no Brasil. No entanto, destacam-se também destinos conhecidos pelo seu apelo regional, como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Ilhabela (SP), mostrando que os deslocamentos mais curtos e feitos de carro ganharam espaço na tomada de decisão.

As buscas por viagens a Gramado em agosto cresceram em torno de 70% entre a 1ª semana de julho (iniciada em 29 de junho) e a que começou no dia 20. Já as procuras para Campos do Jordão, também em agosto, quase triplicaram, na mesma comparação.

“Os números absolutos ainda são pouco representativos em relação a um período ‘normal’, devido ao cenário desafiador que o Brasil vive em meio à Covid-19. Mas, mesmo assim, é possível notar um crescimento sustentado durante o mês de julho, algo que nos deixa otimistas para o futuro”, aponta Sales da Ponte.

Veja abaixo a lista dos 10 destinos mais procurados no Brasil, ao longo do mês de julho, para hospedagens nos meses de agosto a outubro:

PosiçãoDestino
1Rio de Janeiro
2São Paulo
3Gramado (RS)
4Campos do Jordão (SP)
5Porto de Galinhas (PE)
6Fortaleza
7Búzios (RJ)
8Monte Verde (MG)
9Maceió (AL)
10Ilhabela (SP)

Como atrair viajantes domésticos e internacionais novamente?

A crise de saúde vivida atualmente será um divisor de águas na forma como os turistas viajam pelo mundo. Depois da pergunta sobre quando as pessoas viajarão novamente, a próxima que deve predominar entre as empresas e destinos do turismo é: como atraí-las? O Expedia Group aproveita as capacidades de suas plataformas e tecnologia para compreender o movimento das pessoas e ajudar na entrega de experiências de viagem em escalas local e global.

A companhia, que está posicionada de forma privilegiada em contato com clientes e parceiros ao redor do mundo, traz as seguintes recomendações para atrair viajantes brasileiros e internacionais nos próximos meses:

Construa a confiança de que a viajar é seguro: Aproveite as oportunidades existentes para compartilhar com os viajantes seu compromisso com padrões reforçados de saúde e segurança.

Ofereça inventário e tarifas corretos: Engajar aqueles que viajarão exigirá flexibilidade, disponibilidade e ofertas atraentes. Entender como seu mercado e concorrentes próximos estão se recuperando ajudará você a acertar essa dosagem. Para entender melhor quando a demanda voltará ao mercado, o Expedia Group está fornecendo acesso gratuito a um painel dinâmico com dados de pesquisas feitas em suas plataformas.

Ajude os viajantes a escolher você: Atualizar suas informações em nossa plataforma irá ajudá-lo a se destacar da multidão, se você focar em:

  • Atrativos, como: Café da manhã grátis, piscina, ar condicionado, vistas e muito mais que pode agradar o hóspede e dar uma impressão positiva de sua propriedade;
  • Atualizar suas fotos: Forneça pelo menos dez fotos para mostrar quartos e propriedades em seus melhores ângulos (não se esqueça de incluir informações sobre o tipo de quarto, o banheiro e características significativas, como a vista da habitação);
  • Gerenciar de suas avaliações: Os viajantes leem críticas antes de decidirem reservar uma hospedagem.
  • Destacar atrações próximas: Após o preço, a localização é frequentemente o critério decisivo para viajantes que procuram um lugar para ficar. Certifique-se de destacar suas vantagens nesse sentido.

Dalmir Jr

Comentar

Clique para comentar