Notícias

México, Maldivas e Egito têm aumento expressivo de buscas por passagens aéreas

Levantamento do metabuscador KAYAK também lista países que têm ou não restrições a brasileiros

Nesse momento em que as pessoas começam a ver o segundo semestre de 2021 e o ano de 2022 como o retorno das viagens, a busca por passagens aéreas internacionais para México, Maldivas e Egito, que têm pouca ou nenhuma exigência para a entrada de brasileiros, teve aumento expressivo, com queda no preço médio. É o que afirma o KAYAK, metabuscador líder global em buscas de viagens.

As buscas por passagens aéreas para o México aumentaram 218% em março deste ano, comparado ao mesmo mês do ano passado, com queda de 26,5% no preço médio da passagem para Cancun. Para o Cairo, no Egito, o aumento de buscas foi de 62% em janeiro de 2021, comparado a janeiro de 2020, com queda do preço médio das passagens aéreas de 50%. Já para Malé, capital das Maldivas, em fevereiro desse ano, o aumento de buscas foi de 27% frente ao mesmo mês do ano passado, com queda do preço médio de 8,61%.

Mas, em tempos de pandemia, ao planejar uma viagem, é importante levar em consideração a situação em cada país. O Mapa de Restrições do KAYAK detalha as regras de entrada por país e ainda oferece a opção de criar um alerta para acompanhar o destino preferido, para que o usuário possa saber para onde é possível ou não viajar no momento da busca. Nesta semana, por exemplo, há 50 países completamente fechados para os brasileiros, 122 parcialmente abertos, 5 reabrindo as fronteiras em breve e 43 países sem restrições.

Também é importante acompanhar as oportunidades de compra de voos, já que as companhias aéreas estão trabalhando com períodos cada vez maiores de cancelamento e remarcação de passagens, uma grande vantagem para quem quer planejar agora e viajar depois. Para isso, o Painel de Tendências do metabuscador verifica as propensões globais de pesquisa por voos, as movimentações de buscas domésticas e internacionais, e a procura por destinos, sempre em comparação com períodos anteriores.

Outra vantagem para planejar uma viagem é que a inteligência artificial prevê prováveis flutuações de preços e dá a dica se o ideal é reservar agora ou esperar um pouco mais. O Trips faz esse acompanhamento de acordo com a busca do usuário. Basta ativar alertas para os destinos desejados e o sistema passa a enviar avisos quando o preço baixar.

Para aqueles indecisos ou que têm um orçamento determinado para a viagem, uma boa ferramenta é o Explore, que sugere lugares a partir do orçamento determinado pelo usuário. Outra ferramenta útil é o Hacker Fares, que combina voos de ida e volta em companhias aéreas diferentes, o que pode resultar em preços ainda mais atraentes, além de sugerir datas e horários mais baratos.